Translate

24 de mai de 2011

Organizando as coisas por aqui


Este fim de semana resolvi ajeitar coisas por aqui. Moro no litoral fazem dois anos, a umas 3 quadras de uma baía, não tão proximo do mar. Meu drama aqui tem sido umidade e mofo. Estamos improvisando bastante coisa por aqui e enquanto não conseguimos resolver alguns problemas vamos tentando combater como dá isso. Então sábado passei uma tinta em algumas paredes que ja estavam manchadas depois de um ano de pintura, desta vez com a tinta anti mofo, que está se saindo melhor que as outras, apesar de não ser imortal aos malditos fungos tem durado mais. Aliás, fica a dica, tinta suvinil premium anti mofo para areas externas.  Algumas partes ate mereciam mais outra demão, mas fui até terminar a lata, que já tinha sido usada para outras partes da casa.

Outro item foi organizar sapatos. Como está demorando para comprar um movel para organizar calçados, resolvi fazer uma de tecido. Havia ganho uma peça de 1,10 de um jeans grosso, e nao ia me animar a fazer roupa, nem patchwork.
Aqui vou descrever algumas partes do processo. Apesar de parecer simples eu rachei a cabeça para entender umas partes da montagem e como fazer divisões, espero que ajude e facilite para quem queira tentar.
Bem, o meu método para ver o tamanho da peça foi estender o tecido no chão, e dispor os calçados aos pares sobre ele para ver a área que precisaria. Eu usei 70 cm de largura (considerando o espaço onde vou pendura-la) e pensando em tres pares por fileira e na altura usei toda metragem do tecido 1,10 m o que fez caberem 3 andares de bolsos. O que sobrou da largura, deu as tres tiras para fazer o bolso, cortei de comprido e cada uma tinha 1,10 m x 25cm. 
Por ser um tecido grosso evitei dobrar duas vezes e costurar para dar acabamento, e achei uma solução pratica já passar viés nas partes. Passei primeiro ao redor de cada tira.

Eu não tinha nenhum modelo e fui fazendo de acordo com o que imaginava, então coloquei os sapatos sobre ela e calculei como dividir o que sobraria para a prega dos bolsos, para caber os dois pes, acho bom se for fazer observar isso, cada um tem um tipo de calçado, e tamanho de pé, por aqui é 39 e 40, rs. Entao pensei em bolsos grandes para caber os tenis, etc...

Calculei uma medida das pregas e risquei com caneta no avesso e vinquei com o ferro de passar sobre elas.
Deixei tudo alfinetado e fiz a costura nas laterais.  Depois apliquei o vies da lateral . 

Para prender rapidamente o vies do avesso usei o ponto de pespontar o que deu efeito legal do lado direito, sobre o viés. Foi bem prático fazer isso.
As tiras estavam presas somente nas laterais ate aqui. Entao deixei tudo alinhadinho e passei uma costura reta entre os bolsos, para me guiar usei um dos lados do bolso fechado, mesmo não ficando bem no meio entre os dois nao compromete em nada, pois fica escondido entre as pregas.

E e finalmente passei a costura reta na parte de baixo dos bolsos, deixando a prega fechada.
 Embaixo nao havia colocado o viés, na base, não sei se teria sido melhor fazer isso, creio que sim. Então somente embaixo fiz novamente um viés unindo os bolsos e a base, em um canto ficou grosseiro, talvez tivesse mesmo sido melhor já ter feito o vies da base antes.
(poderosa janome, aguentou firme tudo isso de camada de tecido!)
Enfim, agora tem uma sapateira.  E como peça piloto já clareou para um dia fazer outra, e como dizem por aí: quem não arrisca não petisca. 
Ah sim, acabamento final, um ilhós para pendura-la, isso paguei R$ 2,00 cada, porque não tenho como fazer aqui. E um rolinho de viés de R$ 3,75, que só usei a metade.

Espero que ajude ver este processo, não é exatamente um tutorial, mas fotografei pensando que poderia ajudar alguem a fazer uma parecida.
Olhei essa foto agora e estou vendo que esta um pouco torto ali em cima, mas com os sapatos quem nota? Vai ficar escondida mesmo, rs.

E por falar em sapateira, eu tenho aqui uma foto de uma sapateira que retirei de um site, acho que casa e jardim, foi usada para colocar vasinhos, um bom exemplo de reciclagem. E claro, me fez pensar, que posso fazer outros modelos para organizar objetos em casa. Criatividade é tudibão!
 
 E já que a casa estava mais clarinha resolvi fazer uma nova capa para o garrafão de água, combinando com o puxa-saco, simplinho, sem patchwork, soluções ligeiras para se livrar de um mau humor rapidamente.

Tem mais coisa para postar, agora vou ali buscar uns pregos de aço (de ferro enferruja e as coisas caem de repente da parede, acreditem!). Tem mais assunto, mas fica para o próximo post. Até breve!






7 comentários:

  1. Craw
    Nada como habilidade e bom gosto para mudarmos nosso cantinho e nosso humor.
    Muito bonito o paninho do kit que vc fez para sua cozinha.
    A sapateira está um luxo!!Amei.
    Fica com Deus.BJULU

    ResponderExcluir
  2. adorei a jardineira-sapateira! e jogo capa de garrafão e puxa saco tá uma graça! bjos jeanine

    ResponderExcluir
  3. Cê tá chike no urtimu hein amiga ? rsrsrs

    ResponderExcluir
  4. adorei Craw ficou tudo bem funcional mas lindo bjos marly

    ResponderExcluir
  5. Amiga,
    estive aqui rapidinho ontem, mas nem consegui comentar. Já salvei esse PAP nos meus favoritos!!! Quero fazer uma para o Dani. Se eu tiver dúvidas, eu te pergunto.
    Ah! Adorei a sua cozinha laranja. Eu AMO laranja e amarelo. Acho tão alegre, alto astral e ótimo para os meus dia de "filhote de jacaré" rsrsrsrs...
    Vc sabe que a primeira cozinha que tive era bem parecida coma sua, só que toda branca.
    Bjs carinhosos,
    Mari

    ResponderExcluir
  6. Oiiiii minha linda!

    Adorei tudo! Você está de parabéns mesmo!
    A Arte é uma Santo remédio mesmo... Arteira você...

    Beijão

    ResponderExcluir
  7. Adorei as dicas. Estar perto do mar é bom, adoro ter a possibilidade de ficar na sacada olhando o mar, não me canso, mas os fungos são uns vilões mesmo...rs...Tive que passar cloro (alvejante) no estrado da cama, foi a única coisa que resolveu para tirar o mofo. Acho que foi feito com madeira "verde"...sei lá...rs...
    Lindo domingo para vc!
    Abracinhos floridos
    Sue

    ResponderExcluir

Você não vai me deixar falando sozinha, vai?